PLANETA PRESENTES

PLANETA PRESENTES
Planeta Presentes Blog

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Doação de Sangue - Um ato de amor ao próximo.

Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e à vida.

É uma oportunidade de ajudar sem interesse.

É uma demonstração de solidariedade, de evolução espiritual.

É um ato de fé e bondade. Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue e necessitar da doação de alguém.

A necessidade de sangue pode surgir em qualquer família, a qualquer momento.

O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação de um ser humano a outro. A necessidade nos torna iguais. Doe para receber que é preciso para doar Para doar sangue é preciso:
- Ter e estar com boa saúde.
- Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS.
- Ter idade entre 18 e 60 anos.
- Pesar acima de 50kg.
- Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS).
- Apresentar documento de identidade oficial.
- Não estar gripado ou resfriado.
- Não estar grávida ou amamentando.


É preciso saber:

Não existe substituto para o sangue. Seu sangue jamais será vendido. Quem doa sangue uma vez não é obrigado e nem tem necessidade de doar sempre.Um doador pode doar sangue até quatro vezes por ano. Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina e nem engrossa o sangue, não vicia e faz bem para a consciência. O doador tem o direito de receber um atestado médico e a carteirinha de doador.

Preparação para doação:
Dormir bem a noite anterior à doação. Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Não estar em jejum. Pela manhã você pode tomar café normalmente. Após almoço ou jantar, aguarde 3 horas.

Como é a doação:
A coleta é feita com material descartável. A doação de sangue não dói. Não há riscos de adquirir doenças. Após doar sangue, o doador volta às atividades normais. Ao doar sangue, você vai ser orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde. É seguro doar sangueAntes da doação, o candidato será avaliado e somente doará se estiver em condições. A quantidade de sangue doada é de aproximadamente 450 ml. O sangue doado passa por exames laboratoriais. Todo material usado é descartável. Todo sangue retirado é reposto pelo organismo. A coleta é realizada em ambiente limpo, confortável e acolhedor.

Atenção: Quando for doar sangue lembre-se de responder corretamente às perguntas durante a entrevista. O sangue seguro começa com as informações.

Nenhum comentário: